Como a internet foi inventada?

A internet, ou rede mundial de computadores, surgiu em plena Guerra Fria, no ano de 1969, e foi criada com objetivos militares, interligando as bases dos Estados Unidos para garantir a comunicação, mesmo em caso de destruição dos meios convencionais durante um possível ataque inimigo.

A ARPANET foi a primeira versão da internet e funcionava através de um sistema de transmissão de dados em rede de computadores por meio de chaveamento de pacotes, dividindo as informações em pequenos volumes.

A investida soviética nunca veio, no entanto, o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia é que estava iniciando o maior fenômeno midiático do século XX.

A primeira transmissão de um e-mail na história se deu em 29 de outubro de 1969 e tinha como mensagem “LOGIN”, conforme desejava o professor Leonard Kleinrock, da UCLA (Universidade da Califórnia). O computador receptor da mensagem, da Stanford Research Institute, parou de funcionar ao receber a letra “O”.

O governo dos EUA permitiu que pesquisadores desenvolvessem em suas universidades estudos sobre a ARPANET. Professores e estudantes universitários trocavam mensagens, ideias e descobertas pelas linhas da rede mundial, que ainda dava seus primeiros passos.

Através da National Science Foundation, o governo americano investiu na criação dos backbones, sistema com capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra ótica, elos de satélite e de transmissão por rádio. Essa é a estrutura física da internet até hoje.

Somente em 1990 a internet alcançou a população. O engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, famoso padrão www, o que possibilitou o uso de interface gráfica e a criação de sites dinâmicos. Aqui também podemos afirmar que nasceu o Marketing Digital.

Empresas como AOL, MSN e Yahoo nasceram nessa época. O correio eletrônico, conhecido hoje como e-mail, passou a ser de uso comum, o que possibilitou o surgimento das primeiras campanhas de e-mail marketing.

Inevitável citar o Google, organização que pode ser considerada uma das mais revolucionárias. Fundado oficialmente em 1998, oferta serviços online, redes sociais, sistema de anúncios e uma centena de outras funções e possibilidades, o que favorece um dos principais objetivos do Marketing Digital: o de ser menos invasivo e mais receptivo, facilitando a busca dos clientes de forma orgânica e natural.

Já parou para pensar na importância que a internet tem e na falta que faria?

A rede mundial de computadores passou a ser necessária e é difícil imaginar um mundo sem conexão.

Um forte abraço e até a próxima!

 

Clique aqui e saiba o que é Marketing Digital  > >