Existe Marketing para corretor de seguros?

O Marketing não se restringi a propaganda. Segundo Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, é um conjunto amplo de técnicas e métodos que envolve todo o processo da relação entre o consumidor e a empresa. Estudo, planejamento, execução, mensuração e acompanhamento das negociações com o cliente fazem parte desse processo.

O Marketing Digital não é algo diferente do velho e bom Marketing, mas uma extensão dele. É um conjunto de ações estratégicas aplicadas aos meios digitais. Aí estamos falando de sites, blogs, aplicativos para celular, motores de busca, redes sociais, vídeos no YouTube, e-mail marketing e, praticamente, quase tudo que envolva a internet.

Muitas vezes somos levados a pensar que uma estratégia de Marketing Digital só funciona para grandes empresas. No entanto, o ambiente online é o que oferece as melhores condições de equiparação dessa diferença. O mais importante é utilizar o Marketing Digital de forma profissional, com eficiência e qualidade, mesmo que os recursos sejam limitados.

Quais são as ferramentas básicas de Marketing Digital para um corretor de seguros?

1. Site com domínio próprio, que servirá como cartão de visita online;
2. Endereço de e-mail corporativo, para a troca de mensagens;
3. Blog vinculado ao seu site para a geração de conteúdo, fundamental para a criação de autoridade na internet e para a atrair, converter e reter clientes;
4. Redes sociais, auxiliando na imagem e visibilidade da marca, tráfego, vendas e fidelização de clientes.

É preciso investir em Marketing Digital?

Hoje em dia os clientes buscam, antes mesmo de solicitarem uma cotação, informações na internet com o intuito de saberem a opinião de outros: preços entre seguradoras, atendimento, dificuldades em caso de sinistro, entre outros.

A grande quantidade de corretores de seguros é outro fator importante. Para se destacar é preciso ir além do anúncio impresso, estruturando uma constante melhoria na conquista de resultados.

As plataformas digitais para a venda de seguros também são relevantes e não podemos tê-las como inimigas. A grande diferença é que 79% dos consumidores ainda preferem a interação humana, segundo pesquisa realizada pela Opinium Research LLP, conduzida com a participação de 24 mil consumidores em 12 países, entre eles o Brasil.

Sendo assim, como posso marcar presença na memória de um futuro cliente para solucionar o seu problema?

Com a criação de relacionamento!

Para ilustrar um pouco mais, um estudo da Universidade de Harvard revelou que 15% do sucesso em atividades profissionais depende da dedicação, técnica e inteligência, sendo que 85% é resultado do bom relacionamento.

As redes sociais fomentam o relacionamento e auxiliam na disponibilização de informações relevantes, além de aumentar o tráfego com as postagens do blog, construindo confiança entre o público e influenciando na decisão de compra.

Portanto, é fundamental a postagem de conteúdo relevante em seu blog e a utilização das redes sociais.

Do orgânico ao pago

Existem também estratégias pagas no Marketing Digital e as mais utilizadas são os links patrocinados, sendo o usual os anúncios do Google, e o e-mail marketing, com envio de mensagens para a sua base de clientes. Essas duas estão enquadradas dentro dos resultados a curto prazo.

A geração de leads pelas redes sociais também pode ser uma boa estratégia paga para colocar o seu potencial cliente dentro do funil, sempre com foco no relacionamento: atrair a atenção, fornecer informações sobre o problema, dar a solução e vender.

É fundamental deixar claro que uma boa estratégia de Marketing Digital não trará resultados do dia para a noite. É necessário investimentos a curto, médio e longo prazo, além do acompanhamento e análise dos resultados. Tendo como referência as respostas, ajustes são feitos para o alinhamento dos objetivos e metas de marketing, fazendo que as ações se tornem cada vez mais eficazes.

Um forte abraço e até a próxima!

 

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