Marketing Digital: já te contaram a verdade?

Provavelmente já deve ter esbarrado em alguém querendo empurrar fórmulas prontas para melhorar o Marketing Digital do seu negócio. Vai lá, patrocinar algumas palavras, tira um print com o site no topo do Google e pronto. Virou consultor de Marketing Digital.

O problema é que boa parte nem sabe, ao menos, o que está contratando. Acha que Marketing Digital é fazer anúncio online, enviar e-mails ou patrocinar palavras no Google. Essas são algumas ações que, bem executadas, poderão gerar resultados, mas longe de serem as únicas.

Então, o que vem a ser Marketing Digital?

Não se frustre, mas Marketing Digital é um termo inventado para facilitar o entendimento e diferenciar as estratégias voltadas ao meio online das estratégias de marketing tradicional.

Sendo assim, não é viável fazer um bom trabalho de Marketing Digital se não existir uma análise prévia das estratégias de marketing da empresa antes de propor qualquer ação.

Faz-se necessário, também, avaliar o tamanho da empresa para adequar as estratégias, conforme sua realidade financeira, conciliando as ações ao budget disponível. Esse é um dos grandes erros que boa parte dos Profissionais de Marketing comentem.

Um bom estrategista de Marketing Digital precisa, além do conhecimento teórico, muita criatividade, experiência prática na área e um método sólido de trabalho. Mente aberta e olhar crítico também são fundamentais para a otimização dos resultados e o retorno financeiro para o cliente.

Fundamental deixar claro que uma boa estratégia de Marketing Digital não trará resultados do dia para a noite. Necessário investimentos no curto, médio e longo prazo, acompanhamento e análise dos resultados. Tendo como referência os resultados, ajustes são feitos para o alinhamento dos objetivos e metas de marketing, fazendo que as ações se tornem cada vez mais eficazes.

Um forte abraço e até a próxima!