Marketing Digital vai além da geração de leads

Quem cuida da divulgação da corretora já ouviu falar em Marketing Digital. Você sabe o que é e como usar essa ferramenta para ter mais clientes? Como utilizar essas estratégias em um ramo tão específico como o de seguros?

Marketing não é apenas propaganda. É um conjunto amplo de técnicas e métodos que envolve todo o processo da relação entre o consumidor e a empresa. “Por isso, podemos dizer que Marketing Digital é o conjunto de ações estratégicas aplicadas aos meios digitais. Aí estamos falando de sites, blogs, aplicativos para celular, motores de busca, redes sociais, vídeos no YouTube, e-mail Marketing e, praticamente, quase tudo que envolva a internet”, explica David Ferrari, da ConsuMarketing, consultoria especializada em Marketing Digital.

Em um passado não tão distante, era comum a compra de dados pessoais para se oferecer produto ou serviço, a chamada mala direta ou mailing dos potenciais clientes. Hoje, com o Marketing Digital, fala-se em leads. O especialista em Marketing Digital, Fábio Faroni, sócio e diretor de arte e criação da Agência Filling Marketing Digital, explica que lead é o cliente em potencial e as informações importantes são o nome, e-mail, idade e preferências. “É muito importante saber quem é o seu cliente e tirar todas as dúvidas possíveis. No caso do corretor de seguros ajuda a traçar um caminho mais assertivo em suas estratégias e ações na internet”, explica. Ele alerta que os mailings prontos “não têm qualificação nenhuma”.

David Ferrari explica que os leads devem ser conquistados com ações direcionadas e que é possível fazer esse levantamento por meio das redes sociais. “Também pode ser uma boa estratégia para colocar o seu potencial cliente dentro do funil, sempre com foco no relacionamento: atrair a atenção, fornecer informações sobre o problema, dar a solução e vender”, descreve. Feito isso, agora é preciso criar e manter um relacionamento com o cliente.

Do Orgânico ao Pago

Conteúdo de qualidade. É assim que o corretor de seguros vai atingir o seu cliente. Faroni lembra que o ciclo de venda muitas vezes é complexo, por isso, é importante a produção de informações que despertem a atenção dos potenciais clientes seja através de blog, imagem ou vídeo. “É necessário atrair e ganhar confiança para poder vender seus serviços. Hoje o consumidor está no comando e é extremamente exigente”, diz ele.

Faroni lembra que clientes potenciais podem estar em todas as partes. “Pessoas com perfil no Facebook não estão necessariamente em busca de um seguro de vida, por exemplo, por isso é muito importante ter um site com conteúdo relevante e as mídias sociais como divulgação dessas informações. Google e Facebook são empresas distintas. Por isso, o corretor precisa ser integral em suas comunicações para atrair o máximo de pessoas possíveis”, sugere.

Ferrari acrescenta ainda o fato de que os consumidores – antes de efetuar a compra de um produto ou contratação de um serviço – buscam informações na internet com o intuito de saberem a opinião de outros: preços entre seguradoras, atendimento, dificuldades em caso de sinistro, entre outros. As estratégias que podem ser usadas envolvem links patrocinados, anúncios do Google, por exemplo, e o e-mail Marketing com envio de mensagens para a base de clientes. O consultor diz existir pessoas que ainda acreditam que a estratégia de Marketing Digital só funciona para grandes empresas. “No entanto, o ambiente on-line é o que oferece melhores condições de equiparação dessa diferença. O mais importante é utilizar o Marketing Digital de forma profissional, com eficiência e qualidade, mesmo que os recursos sejam limitados”, afirma.

A palavra-chave no Marketing Digital é o relacionamento que pode ser estabelecido por meio das redes sociais. Por isso, David Ferrari considera fundamental a postagem de conteúdo relevante no blog. “O uso das redes sociais fomenta o relacionamento e auxiliam na disponibilização de informações relevantes, além de aumentar o tráfego com as postagens do blog, construindo confiança entre o público e influenciando na decisão de compra”, garante.

O mercado de seguros brasileiros tem muito a se desenvolver e ao fazer uso das ferramentas oferecidas pelo Marketing Digital, os corretores de seguros podem contribuir para a divulgação da cultura do seguro, mostrar a importância do seu trabalho
e ganhar clientes.

Quais são as ferramentas básicas de Marketing Digital que podem ser usadas em uma corretora de seguros?

1. Site com domínio próprio, que servirá como cartão de visita online;
2. Endereço de e-mail corporativo, para a troca de mensagens;
3. Blog vinculado ao seu site para a geração de conteúdo, fundamental para a criação de autoridade na internet e para a atrair, converter e reter clientes;
4. Redes sociais, auxiliando na imagem e visibilidade da marca, tráfego, vendas e fidelização de clientes.

 

Artigo de Sueli dos Santos publicado na revista Seguro Total nº 193, em setembro de 2018.

 

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