Para que serve a presença digital?

A maneira como a sua marca se posiciona e utiliza os meios digitais com a intenção de se mostrar relevante, confiável e incentivadora deve ser considerada como presença digital. É um conceito relativamente amplo, mas um excelente diferencial para a internet das coisas que vivemos hoje, servindo para a manutenção e evolução do seu negócio.

Ao desenvolver um plano de Marketing Digital, um dos principais objetivos deve ser um posicionamento digital mais consolidado, positivo, contínuo e persistente, indo além de ter um domínio na web ou um perfil numa rede social.

Conheça os quatro pilares da presença digital

1. Conteúdo

O conteúdo é uma das maneiras que auxiliará a criar relevância e confiabilidade na internet. As informações são buscadas na rede antes de efetuar quase todas as compras. Demonstrar credibilidade e conhecimento de sua área irá atrair o público e melhorar o seu posicionamento digital.

O conteúdo também ajuda na hora de ser achado por mecanismos de busca através de técnicas SEO, palavras-chave e otimização de posts.

É bom lembrar que todo conteúdo precisa falar diretamente com a sua persona e estar alinhado com algum dos momentos de uma jornada de compras.

2. Relacionamento

Relacionamento não é apenas falar sobre o seu produto, é se comunicar com o público. Fundamental ter alguém para ouvir e responder sempre que necessário, incentivando a interação e o engajamento, aumentando a presença digital e gerando leads.

É por meio desse relacionamento que se obtém mais informações sobre a sua persona, auxiliando na adaptação de estratégias de Marketing Digital para atingi-lo de forma mais eficiente, inclusive fazendo com que ele siga comprando os produtos e serviços da sua empresa.

As principais ferramentas que auxiliam na intensificação do relacionamento são: redes sociais, e-mail marketing e aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp.

3. Plataforma user-friendly

Seus produtos são criados para a tomada de decisão de uma pessoa. Sendo assim, é preciso pensar na maneira de transforma a experiência dela na melhor possível, entregando usabilidade e navegabilidade.

A responsividade ou sites exclusivos para mobile também é fundamental, considerando que cada vez mais a utilização de celulares se intensifica, além de ser critério para melhor ranqueamento nas ferramentas de busca como o Google.

A experiência do cliente deve ser satisfeita em todas as fases da jornada de compra, desde o início do relacionamento até o pós-venda. Um cliente satisfeito, além de falar bem, defende o seu produto.

4. Posicionamento

O posicionamento da sua marca deve estar ligado ao público que quer atingir. Não é porque está em vários canais que deve ter múltiplas personalidades. Todas as ações e conteúdos devem estar alinhados no mesmo discurso. Nada adianta um Instagram cheio de fotos ou um Facebook com ótima interação se os e-mails dos clientes ficarem sem respostas.

Investir num plano de Marketing Digital com ênfase na humanização pode ser a essência da prática orientada para o desdobramento do propósito de uma marca, tornando-se indispensável para estabelecer um posicionamento forte e relevante na internet.

E aí, precisa de ajuda para intensificar a sua presença digital?