Vantagens das Redes Sociais para Empresas

Rede Social é uma estrutura composta por pessoas que se conectam a partir de interesses em comum. Uma das principais características é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais.

Mas hoje, quando falamos em Rede Social, a primeira coisa que se vem à cabeça são sites como o Facebook, LinkedIn, Twitter ou aplicativos como o WhatsApp e Instagram.

Essas plataformas fomentam uma nova forma de relacionamento, expandindo caminhos que ultrapassam o viés da interação, servindo como meio para a convocação de manifestações ou mesmo para a veiculação de produtos e serviços.

A primeira Rede Social virtual foi criada em 1997. O site SixDegrees.com é tido por muitos como a primeira rede social moderna, permitindo a criação de perfil para o usuário e a inclusão de outros membros. Em seu auge chegou a ter 3,5 milhões de usuários, mas foi encerrado em 2001.

No início do milênio começaram a pipocar sites voltados à interação. Orkut, MySpace e hi5 são alguns exemplos. Muitas das Redes Sociais mais usadas nos dias de hoje também apareceram nessa época, como é o caso do Facebook e do LinkedIn.

Para ilustrar, uma pesquisa desenvolvida pela Rock Content, a Social Media Trends 2018, concluiu que, no Brasil, mais de 94% das empresas estão presentes nas Redes Sociais e a maioria tem, pelo menos, um profissional envolvido com as Redes Sociais.

Então vamos às vantagens das Redes Sociais:

Visibilidade da Marca: não existem barreiras geográficas na internet, significando que poderá ser notado em qualquer lugar e alcançar novos públicos.

Fidelização: ao iniciar um relacionamento com o seu público, a probabilidade de lembrança da sua marca é maior.

Vendas: estando mais visível e fidelizando o cliente, o resultado é sempre o aumento das vendas.

Imagem: o fato de interagir com o seu cliente significa que não quer exclusivamente vender, criando uma reputação amigável e favorecendo a imagem da empresa.

Tráfego: a interação nas Redes Sociais funciona como um catalisador de tráfego, resultando em aumento de tráfego, de credibilidade e de autoridade para o seu site aos olhos dos motores de busca, como o Google e o Bing, por exemplo, atribuindo-lhe um maior PageRank.

Redução de Custos: as Redes Sociais são gratuitas e não necessita de um trabalho excessivo. Além disso, a segmentação para qualquer tipo de publicidade é ampla e assertiva, gerando um retorno favorável com um investimento menor.

Provável que já esteja convencido de que as Redes Sociais são importantes para as Empresas, não é? Agora, como fazer para usufruir desse potencial?

O primeiro passo é entender as diferenças entre as Redes Sociais e como atuar em cada uma delas. Depois disso definir quais são as Redes Sociais propícias para o seu negócio. Obviamente que tudo deve ser feito dentro de uma estratégia de Marketing Digital, com objetivos definidos e calendário editorial.

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Um forte abraço e até a próxima!