Vamos imaginar o ano de 1998, há exatos 20 anos. No Brasil, a internet começava a se popularizar e a grande novidade da época era ter uma conta de e-mail e um celular.
O acesso à internet era limitado e muitos esperavam a meia-noite de sexta-feira para conectar o modem, navegando com a cobrança de um único pulso e exuberantes 32 kbytes por segundo, na melhor das hipóteses.
Celular era coisa de rico e a ostentação eram os tijolões da Motorola. Sim, existia a opção para o envio de SMS, onde muitos encaravam como a evolução do Bip.
Hoje, o celular deixou de ser acessório e passou a ser necessário: contas de e-mail, aplicativos de bancos, redes sociais, cartão de crédito virtual, meio de transporte, calculadora, jogos, entre outros tantos milhões, disponíveis nas lojas de aplicativos.
Mas será que o celular se tornou necessário por causa das chamadas telefônicas? Qual o motivo da maioria das operadoras ofertarem minutos ilimitados nas chamadas?
A forma de comunicação entre as pessoas mudou. O que era necessário há alguns anos num celular – que eram as chamadas telefônicas – hoje é quase acessório, com o uso da internet.
E por falar em internet, existe um aplicativo que se destaca como ferramenta de Marketing Digital e é sobre ele que vamos conversar hoje.
O WhatsApp é um aplicativo para o envio de mensagem instantânea. Bem utilizado, pode fazer parte de uma eficiente estratégia de Marketing Digital. Seu diferencial é a agilidade que oferece em termos de comunicação, favorecendo o aperfeiçoamento das relações internas e externas, garantindo um melhor funcionamento da organização.
COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE
O WhatsApp oferece dinamismo e objetividade na comunicação com o cliente, simplificando o contato e sendo um aliado.
ENTRE COLABORADORES
A agilidade no uso do WhatsApp aproxima os departamentos e facilita a comunicação entre as equipes com a criação de grupos, diminuindo ruídos de comunicação, além de ser uma ferramenta gratuita e acessível, mesmo que remotamente.
PUBLICIDADE
A possibilidade de trabalhar com vídeos, áudios, imagens e textos oportuniza a interação com o público e a promoção do negócio de forma criativa.
NA PRÁTICA
Utilize outras redes sociais para divulgar o WhatsApp da empresa, como o Facebook, Instagram e Twitter, salientando a disponibilidade na utilização para facilitar a interação com o cliente.
Padronize a comunicação para que seja possível a otimização do tempo nos recados mais comuns e nunca deixe de personalizar as mensagens mais importantes.
Reserve um celular para o uso corporativo, ajudando a manter o profissionalismo e combatendo o uso irresponsável. O ideal é ter um colaborador específico atuando nessa ferramenta, proporcionando uma relação mais próxima com o cliente.
Um forte abraço e até a próxima!